7 Tipos de Competências essenciais a qualquer profissional
Antes de começar, é importante lembrar: quando falamos de diferentes tipos de competências, não estamos falando de um cargo específico. Desde o diretor, até o auxiliar de produção: é imprescindível que todos os colaboradores da empresa tenham as características que vamos citar abaixo.
1. Determinação
Determinação é a arte de ter foco e persistência para chegar alcançar um objetivo almejado.
Para uma empresa, ter colaboradores determinados é muito importante. Além de auxiliar a organização a alcançar os seus objetivos, profissionais determinados também têm mais foco sobre o seu trabalho, evitando problemas como falta de produtividade ou ociosidade.
A determinação é uma característica muito observada nos processos de seleção de talentos das organizações. Ela não é nem considerada um fator de diferenciação, mas sim um pré-requisito.
Para auxiliar seu colaborador a ser mais determinado e a conseguir identificar os objetivos que ele pretende alcançar é possível contratar coaches ou o próprio gestor pode acompanhá-lo.
2. Autonomia
Autonomia é o tipo de competência sobre tomar iniciativas sem esperar por uma ordem ou pedido primeiro.
Na prática, ter autonomia auxilia os colaboradores a tomarem decisões mais rápidas e não esperar um problema surgir para adotar medidas para evita-lo.
Além disso, um profissional com autonomia contribui para agilizar os processos e, assim, o gestor deixa de ser um fator de impedimento para aprovação ou criação de novas tarefas, por exemplo.
A autonomia deve ser estimulada entre os colaboradores e alcançada quando o gestor sentir total confiança pelo trabalho do profissional, deixando que ele execute algumas atividades sozinho.
3. Controle emocional
Controle emocional é a capacidade de equilibrar as emoções no ambiente de trabalho para conseguir executar sua função da melhor forma, balanceando sentimentos como: pressão, ansiedade, estresse e fadiga.
Esse controle emocional é alcançado com mais facilidade por colaboradores que têm um nível de autoconhecimento grande, pois conhecem seus limites e competências.
Para auxiliar o profissional a desenvolver seu controle emocional é comum solicitar um acompanhamento de psicólogo ou coach, para orientá-lo sobre as suas emoções.
4. Empatia
Empatia é uma palavra muito falada nos dias de hoje, mas você sabe o que ela significa?
Segundo o Dicionário Michaelis, empatia é a habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
Ou seja, é se colocar no lugar de outra pessoa antes de qualquer atitude, para tentar entender o que ela está sentindo e o como você pode ajudá-la.
Essa competência é fundamental para ser desenvolvida entre membros de equipe de trabalho, pois ajuda a melhorar o ambiente organizacional e a torná-lo mais colaborativo, afinal, a prática de colocar-se no lugar do outro faz com que haja uma simpatia maior.
Para auxiliar no desenvolvimento da empatia no ambiente de trabalho é possível adotar estratégias como o job rotation.
Se quiser saber mais sobre essa técnica, leia nosso post com os principais tipos de treinamento e desenvolvimento! Garantimos que vai te ajudar no desenvolvimento dos seus colaboradores.
5. Liderança
Liderança é o tipo de competência característica de quem tem espírito de líder, ou seja, que tem capacidade de orientar outras pessoas sobre o que é preciso ser feito para desenvolver algum produto ou resolver um problema.
Mas você deve estar se perguntando: no começo do texto falamos que todas essas competências são importantes para todos os colaboradores, independentemente da sua função, então todo mundo deve desenvolver o espírito de liderança?
Sim!
Desenvolver o espírito de liderança entre todos os colaboradores, traz outros tipos de competências à tona, como: proatividade e poder de tomada de decisão.
Além disso, quando colaboradores passam a ter espírito de liderança eles têm mais possibilidades de crescer dentro da empresa.
6. Vontade de aprender
Não é todo mundo que chega à empresa com os conhecimentos necessários para executar seu trabalho sem precisar de nenhuma instrução.
Muito pelo contrário! Mesmo quem é formado na área ou possui longa experiência no ramo de negócio, precisa se adaptar à organização, e isso inclui desde aprender sobre um novo produto até à rotina da organização.
Se o colaborador não demonstrar vontade de aprender, ele dificilmente conseguirá se adaptar à empresa.
E não estamos falando apenas sobre novos colaboradores. Mudanças acontecem todos os dias no cotidiano de uma organização, é preciso continuar aprendendo para poder se adaptar.
7. Criatividade
Criatividade é a competência de achar soluções para criar novos produtos e resolver problemas antigos.
É característica de um profissional criativo a sensibilidade, atributo muito importante para construir um bom ambiente de trabalho, principalmente para desenvolver a empatia.
Um profissional criativo sempre conseguirá contribuir com a empresa através de ideias!
Para estimular a criatividade, utiliza dinâmicas de grupo que estimulam a criatividade.
A técnica de gamificação, por exemplo, podem te ajudar com isso!
Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado você a entender os diferentes tipos de competências e como estimulá-los em seu ambiente de trabalho.
Fonte: https://www.twygoead.com/site/blog/tipos-de-competencias-2/