Refletindo sobre a vida a partir do filme

SOB O SOL DA TOSCANA – FILME DE AUDREY WELLS COM DIANE LANE

Há dois anos atrás, lá estava eu recomeçando um ciclo, quando a Dra. Thelma (Psicóloga) me aconselhou a assistir este filme terapêutico e romântico com cenário deslumbrante. Contudo, muitas vezes, por teimosia, sabotamos o nosso aprendizado.

O filme retrata a história de uma escritora e crítica acometida pelo fim do casamento com um aproveitador que a faz perder sua única casa, conquistada por ela, quase como um “assalto”, e daí, emocionalmente, ela se desmonta…

Então, numa tentativa desesperada de “emergir” desta situação, ela acaba aceitando, como presente de uma amiga, uma passagem para a Toscana.  Neste cenário novo, ela conhece uma mulher muito exótica, alegre, daquelas pessoas que vivem e aproveitam a vida com toda a intensidade, que lhe sugere comprar “uma certa casa” na Toscana.  Exatamente, naquele ponto da situação, em que ela decide permanecer, lá, muda toda a sua trajetória, pois, se não estamos “plenos”, é preciso ter MUITA coragem para mudar e ser o que deseja SER!

Isso, acontece, frequentemente, em nossas vidas, quando, mudamos de país, estado, cidade, numa tentativa desesperada de “virar a página” ou esquecermos uma pessoa ou um trecho ruim de nossas vidas.

E assim a personagem começa a trilhar novos caminhos e um longo aprendizado se inicia.  Ela reconstrói e restaura não somente a sua casa, mas a sua vida!

Porém, em momentos de fraqueza, surge a vontade de desistir, pois, no seu entendimento, faltava-lhe: um casamento, uma família e várias pessoas para quem pudesse cozinhar.

Então, alguém faz um paralelo com a vida e lhe explica que: “Construíram um trilho nos Alpes, ligando Viena e Veneza, mesmo antes de existir um trem que pudesse, ali, passar”. 

Sim, temos que construir a base de nossas vidas, para que “o Trem” possa passar! E a Francis (personagem) passou a “praticar” muitos sentimentos como: paciência; empatia; e todos os tipos de amor: fraternal, próprio, ao próximo e aos animais; sentimento de realização e pertencimento; resiliência; otimismo; dar o melhor de si; viver “no tempo presente” e um dia de cada vez; sobretudo, acreditando que o melhor ainda aconteceria! Tudo isso, em paisagens extraordinárias tais como:  Campos de Girassóis na Toscana, Roma, Positano e os trilhos que ligam Viena à Veneza.

E quanto ao final do filme, aos curiosos, eu só ousaria modificar o provérbio: Deus escreve certo por linhas perfeitas! Sempre, idealizamos cada um de nossos sonhos, porém, se fizermos a nossa parte, uma construção sólida, nos dando a oportunidade de experimentarmos todos os tipos de sentimentos, podemos sim modificar toda nossa história!

Enfim, a vida é assim, temos que insistir e perseguir os nossos sonhos com muita coragem para lutar e construir os nossos “trilhos” para uma grande conquista – a felicidade!

Concluindo, após tantas idas e vindas, já perdi as contas de quantas vezes precisei editar a história da vida, mudando de cidade, de emprego, lutando pela vida, vivendo um novo amor/ aventura ou viajando para o outro lado do mundo. Porém, no íntimo eu tinha comigo a Fé e a certeza da superação, e sabia que se depositasse os esforços necessários, o sucesso estaria me esperando após virar aquela esquina.   É, exatamente, desta forma, que tenho seguido minha vida sem jamais desistir!

* quero acrescentar que as consultas a Dra. Thelma faziam parte de meu processo de recuperação pós aneurisma cerebral em julho/2018. Praticamente, 2 meses, após minha visita ao outro lado do mundo – Japão, onde deixei meu filho para missão pessoal aos 19 anos.

Por: Cátia Rosane Carmo Hubner
Abraços!

Se você ficou interessado, aí vai a dica!  Confira este filme no Youtube.

Compartilhe com seus amigos!

2 comentários em “Refletindo sobre a vida a partir do filme

  • 14 de junho de 2020 em 21:09
    Permalink

    Muito bom!
    Um alerta pra podermos caminhar de cabeça erguida

    Resposta
    • 17 de junho de 2020 em 15:19
      Permalink

      obrigada pelo engajamento, compartilhe com seus amigos, e redes sociais, para que mais pessoas possam nos seguir e curtir nossas publicações
      Conheça nos outros canais @ascenderideias

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do nosso blog? Compartilhe com seus amigos! :D