Análise Geoestatística de casos da COVID 19 no município de Itaperuna – Rio de Janeiro.

1. Município de Itaperuna – Região Geográfica.

Itaperuna é um dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. A cidade fica localizada no noroeste fluminense do estado e sua distância em relação a capital corresponde a 316,6 km, sua via de acesso está situada entre as BR-393 e BR-116. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2019, a população de Itaperuna pode ser estimada em 103.224 habitantes (IBGE,2019).

Em relação a outras cidades, Itaperuna é considerado o 29° município mais populoso do estado do Rio de Janeiro, tornando-se o primeiro em sua microrregião. Sua densidade demográfica corresponde a 86,71 hab./km² e ocupa uma área de 1.106,694 km².

Sua região geográfica é dividida em seis distritos e 42 bairros. Seus distritos podem ser observados pela Tabela 1, a seguir, que traz o detalhamento de seus distritos e o número de habitantes dos mesmos conforme o censo realizado em 2010 pelo IBGE.

Tabela 1: Distritos e população do município de Itaperuna-Rio de Janeiro.

Distrito de ItaperunaPopulação Censo (2010)
Itaperuna 1 ° Distrito95.841 habitantes
Boa ventura2.529 habitantes
Comendador Venâncio3.369 habitantes
Itajara862 habitantes
Nossa Senhora da Penha2.685 habitantes
Raposo3.493 habitantes
Retiro de Muriaé3.990 habitantes
Fonte: (IBGE, 2017).

Para ilustrar a extensão de seu território foi elaborado um mapa que corresponde a localização do município de Itaperuna e de seus distritos. Como a cidade não possui a vetorização de seus bairros e distritos foram coletados, através de suas coordenadas, as localizações dos distritos e assim, serão representados por símbolos pontuais em seu mapa. A Figura 1 representa o mapa de localização do município de Itaperuna e seus distritos.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é WhatsApp-Image-2020-06-17-at-21.59.34-1024x724.jpeg
Figura 1: Mapa de localização do município de Itaperuna e seus distritos.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor.

1.1 Desastres no ano de 2020 no município de Itaperuna – 2020.

O ano de 2020 foi marcado por fortes fatores que influenciaram não só na cidade Itaperuna, mas como no mundo todo. No final de 2019 a fevereiro de 2020, Itaperuna sofreu uma catástrofe ambiental que afetou várias famílias do município. Esse período ficou marcado por chuvas intensas que ocasionaram  em enchentes, essas prosseguiram entre o período de final de dezembro a fevereiro de 2020.

1.1.1 Enchentes 2020 no Município.

Tendo em sua hidrografia os rios Muriaé e Carangola, Itaperuna sofreu com os escoamentos das chuvas ocasionadas no leito do rio Muriaé no ano de 2020. Conforme a defesa civil, as chuvas fortes que atingiram o município, causaram alagamentos e deslizamentos de encostas nos bairros e distritos da cidade.

Sendo consideradas uma das piores enchentes que já ocorreu no noroeste fluminense, os distritos e bairros que tiverem mais áreas afetadas foram o bairro Vinhosa e os distritos Comendador Venâncio e Retiro do Muriaé (Defesa Civil, 2020).

Como as vias, por exemplo a BR-356, ficaram totalmente alagadas em meia a pista, a cidade teve que parar o comércio, dificultando o acesso para outras cidades e distritos. A Figura 2 demonstra como ficou o município durante o período das cheias em 2020.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image.png
Figura 2: Enchentes de Itaperuna ano de 2020. 
Fonte: (MAGALHÃES, 2020).

1.2.   COVID 19: sua influência no Município de Itaperuna.

Após as enchentes, em março de 2020 foi declarado  no Brasil o Lockdown,  que foi uma das iniciativas implementadas pelos governadores e prefeitos de alguns estados  e municípios brasileiros.

O Lockdown, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), teve como objetivo diminuir os número de pessoas infectadas pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que acarreta em uma síndrome respiratória aguda chamada Covid-19.

Itaperuna, em meados de abril, parou o próprio comercio durante um mês, optando por serviços de delivery e serviços de Home Office. Entretanto, como nem todos estavam respeitando a quarentena, a cidade retornou com as atividades nos comércios, mantendo as escolas, igrejas e faculdades fechadas, até o momento.

Segundo as informações obtidas pelos jornais locais, pela prefeitura e pela secretaria municipal da saúde, a cidade ultrapassou de 400 casos confirmados, tendo 420 casos positivos entre 11 de março e 15 de junho, sendo que 167 são registros de pacientes que já se recuperaram do vírus (SFN NOTÍCIAS, 2020).

Para ilustrar as informações de como estão as áreas de abrangência da COVID 19 no municipio de Itaperuna – RJ, foram elaborados mapas e gráficos,que demostram a situação da cidade nesse período de pandemia. Todas as informações coletadas foram obtidas pelo site da prefeitura  Itaperuna.

O Gráfico 1 é um histograma que  representa o histórico da COVID 19 no municipio de Itaperuna,ele representa o número de pessoas que foram afetadas, mostrando sua classificação de acordo com os seus registros dignosticados pelos hospitais. As informações mostradas foram retiradas do site da prefeitura de Itaperuna – RJ.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-1.png
Gráfico 1: Histograma do Histórico COVID 19 – Município de Itaperuna / Rio de Janeiro. 16 de junho de 2020.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Por meio do histograma de histórico da COVID-19 nota-se que 493 casos são positivos, tendo 923 descartados, ou seja ,não diagnosticados com o vírus, 850 estão em monitoramento, isto é, em quarentena dentro da própria casa, mantendo-se isolados dos familiares e dos trabalhos, 55 casos constam em análise no laboratório dos hospitais do municipio e, infelizmente, diante de tantos casos o município registrou 19 óbitos devido à COVID 19.

Já o Gráfico 2 é um Gráfico de Pizza, que caracteriza o número de pessoas que estão diagnosticadas com o vírus e que se recuperam dele. Percebe-se, através do Gráfico de Pizza, que 270 pessoas, dos casos registrados, estão ativas,ou seja, foram contaminadas e estão em quarentena, além disso,percebe-se que 211 já se encontram recuperados.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-2.png
ráfico 2: Gráfico de Pizza Diagnóstico de Ativos e Recuperados do COVID 19. Itaperuna-Rio de Janeiro 16 de junho de 2020.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Para facilitar a informação do número de casos na cidade de Itaperuna, a prefeitura elaborou, na rede social do Instagram, no dia 05/06/2020 uma postagem contendo o número de casos por bairro e distritos. Essas informações contém o número de casos de março a junho de 2020. Para a ilustração foram elaborados gráficos e mapas para melhor visualização dos casos.

O Gráfico 3 é um histograma que detalha o comportamento do vírus no município de Itaperuna, até o início do mês de junho de 2020. Ao compararmos com o Gráfico 1 do histograma do dia 16 de junho de 2020 nota-se que o número de casos monitorados aumentaram durante este intervalo de tempo, ocasionando um aumento na curva de dispersão de casos no município.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-3.png
Gráfico 3: Histograma do Histórico COVID 19 – Município de Itaperuna / Rio de Janeiro.  
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Ao comparamos o Gráfico 4 de Pizza, do início do mês, com o Gráfico 2 do dia 16 de junho de 2020, nota-se que o número de casos ativos aumentou de 162 casos para 270 casos confirmados com a COVID 19. Isso mostra que as pessoas não respeitaram, com vigor, as orientações de saúde realizadas pelo Ministério da saúde e pelas autoridades governamentais. Isso, de fato, ocasionou o aumento brusco dos relatos do início do mês em relação aos 15 dias posteriores.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-5.png

Gráfico 4: Gráfico de Pizza Diagnóstico de Ativos e Recuperados do COVID 19. Itaperuna-Rio de Janeiro 05 de junho de 2020.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Para demostrar estes números de casos foi elaborado tabelas, contendo todas as informações dos bairros e distritos de Itaperuna, com número de casos de ativos e recuperados até o dia 05 de junho de 2020. Estas informações foram oferecidas pela prefeitura de Itaperuna por meio da rede social Instagram.

Com isso a Tabela 2 contém as informações que foram coletadas dos bairros do 1° distrito, nota-se que a localização que possui, até a presente data, o maior número de casos é o bairro da Cehab, constando em seu registro 22 casos ativos.

Tabela 2: Dados COVID 19 – Bairros de Itaperuna/RJ. 05 de junho de 2020.

BairrosAtivosRecuperados
Aeroporto100
Boa Fortuna30
Boa Vista10
Caiçara20
Capelinha10
Carulas80
Cehab220
Centro110
Cidade Nova171
Colibri11
Costa e Silva02
Fiteiro52
Frigorífico144
Horto Florestal34
João Bedim45
Lions16
Matadouro26
Niterói97
São Francisco107
São Matheus49
Surubi711
Vale do Sol212
Vinhosa1415
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Para representar esse crescimento de casos entre os bairros do 1° distrito, foi elaborado um gráfico de comparação da evolução dos casos ativos e recuperados até o dia 05 de junho de 2020. Por meio do Gráfico 5 pode-se notar que o bairro com o maior número de casos é o da Cehab e o bairro que teve o maior número de recuperados é o bairro da vinhosa, isso é observado pelo crescimento da curva. Ela sinaliza as variações entre os bairros monitorados.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é image-6.png
Gráfico 5: Comparação da evolução entre os casos Ativos e Recuperados da COVID 19 nos Bairros de Itaperuna/RJ. 05 de junho de 2020.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Já a Tabela 3 demostra o número de casos por distritos do municipio de Itaperuna ocorridos também no período de 05 de junho de 2020. Nota-se que o distrito com o maior número de casos é o 1° distrito, isso devido a uma maior área de abrangência em relação aos outros distritos, englobando os dados de todos bairros.

Tabela 3: COVID 19 – Distritos. Itaperuna/ RJ 05 de junho de 2020.

DistritosAtivosRecuperados
Itaperuna 1 ° Distrito162117
Boa Ventura02
Comendador Venâncio24
Raposo33
Retiro do Muriaé24
Itajara00
Nossa Senhora da Penha00
Aré1
Sem Registros22
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Com a tabela detalhando o número de casos de COVID-19 por distrito, tornou-se possível gerar o Gráfico 6, que demostra essa evolução dos casos entre os distritos de Itaperuna. Pela curvatura do gráfico, é possível notar que há um crescimento de casos ativos  no 1° distrito de Itaperuna , como também há um índice regular de recuperação dos casos registrados.

Gráfico 6: Comparação da evolução entre os casos Ativos e Recuperados da COVID 19 dos Distritos de Itaperuna/RJ. 05 de junho de 2020.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

      

1.3.Mapa do número de casos da COVID 19 – Itaperuna / Rio de Janeiro.

Como o  municipio de Itaperuna não possui o mapeamento de seus distritos e bairros. Foi vetorizado as áreas que correspondem os seus distritos, pelo QGIS que é um software de sistema de informação geográfico. Com isso as Figuras 3 e 4 representam os mapas de diagnosticos ativos e recuperados respectivamente, das pessoas que foram infectadas pelo vírus do coronavírus.

Figura 3: Mapa de pessoas diagnosticadas com COVID 19, nos distritos de Itaperuna / RJ.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.
Figura 4: Mapa de pessoas recuperadas da COVID 19, nos distritos de Itaperuna / RJ.
Fonte: Elaborado pelo próprio autor e dados obtidos do site da prefeitura de Itaperuna-RJ.

Para finalizar vale ressaltar os devidos cuidados requeridos pelo Ministério da Saúde, para prevenção de contaminação da COVID-19.

  • Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool;
  • Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando;
  • Não toque nos olhos, no nariz ou na boca;
  • Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido;
  • Fique em casa se você se sentir indisposto;
  • Se você tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure assistência médica. Ligue antes de sair;
  • Siga as instruções de sua autoridade de saúde local;
  • Evite ir desnecessariamente a clínicas ou hospitais para permitir que os sistemas de saúde operem com mais eficiência, protegendo você e as outras pessoas.

2. Bibliografia

IBGE, Instituto Brasieliro de Geografia e Estatistica Geociências. IBGE Dowload, 2000. Disponivel em: <https://www.ibge.gov.br/geociencias/downloads-geociencias.html>. Acesso em: Maio 2020.

IBGE, Instituto Brasi,eliro de Geografia e Estatistica Introdução ao SIG. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

IBGE, Instituto Brasieliro de Geografia e Estatistica IBGE ORTOMOSAICOS, 2019. Disponivelem:<https://www.ibge.gov.br/geociencias/imagens-do-territorio/imagens-corrigidas/10852-ortomosaicos.html?=&t=downloads>. Acesso em: 09 MARÇO 2020.

MAGALHÃES, F. S. Enchente Itaperuna/RJ janeiro/2020. Canal no Youtube, 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7xsiVpDsMKc>. Acesso em: 15/06/2020 JUNHO 2020.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do nosso blog? Compartilhe com seus amigos! :D