Não perca sua dignidade tirando a dos outros

O substantivo feminino dignidade representa a característica de quem tem honra, virtude, valores morais que incitam respeito, feri-la é causar dano moral ao outro, o causador desse dano por sua vez é conhecido como cretino.

O cretino, portanto é aquele que abriu mão de valores e da honra para denegrir ou atingir alguém, perdendo assim a própria dignidade e por muitas vezes o direito de estar na posição que se encontra ou exercer o cargo que ocupa.

De diversos modos podemos ferir a dignidade de alguém, no mundo profissional vamos encontrar isso de modo muito comum quando gestores pedem aos seus subordinados a título de conquistar metas, por exemplo, tomar atitudes que sejam antiéticas ou até mesmo ilegais, ameaçando-os de punições caso se neguem a fazer. Me fazendo valer pela palavra adequada a quem fere a dignidade do outro, esta é a atitude tomada por um cretino, que não tem habilidades ou capacidades de liderar sua equipe para conseguir alcançar o resultado de modo sustentável para o negócio e quer fazer isso a todo custo.

Contudo o problema não é só dos gestores, muitos não são condescendentes com estes tipos de atitudes, advertindo a equipe sobre sua gravidade e consequências, mas existem colaboradores que na ambição de querer mostrar serviço, em busca de aparecer, ou de rápidas promoções, fazem de tudo para impressionar seus gestores, afetando desse modo seus clientes que acabam sendo enganados, porque confiam que estão fazendo um tipo de negócio, mas posteriormente descobrem que é outro, que normalmente trazem prejuízo para eles. Prejudicam seus colegas de trabalho, porque como fazem qualquer coisa para conquistar ou agradar o cliente, estes acham que todos colaboradores devem também fazer, o que prejudica o trabalho deles que podem ser responsabilizados por reclamações ou dificuldades de relacionamentos com os clientes. Tudo isso são formas de tirar das pessoas o valor que elas tem, porque são maneiras de usá-las e descartá-las, somente os cretinos fazem das pessoas objetos para se valerem do que elas podem lhes servir e depois jogar fora.

Mas não é só no mundo empresarial que isso é assim, também nas amizades e nas famílias. Algumas religiões como as cristãs, vão ensinar que não devemos esperar nada de ninguém, o famoso “fazer o bem sem olhar a quem”, porém tem pessoas que abusam disso, essas são aos do nosso círculo de convivência, em que constantemente vemos que são ajudadas, muitas vezes até por nós, mas que não sabem ser gratas, não sabem reconhecer e retribuir o bem que foi recebido por elas. Gente desse tipo pode sim como muitos dizem ter uma história de vida difícil ou problemas emocionais, mas isso não faz com que elas deixem de estar sendo cretinas. O ingrato fere o seu benfeitor não apenas quando não reconhece a benfeitoria realizada, mas também quando não reconhece o esforço que foi necessário para que ela pudesse ser feita. Há casos em que se deixará para lá e ajudaremos muitas outras vezes, mesmo sabendo dessa ingratidão recorrente. Contudo existem pessoas que não podemos permitir que continuem assim, porque passa a ser nosso compromisso a ensiná-las a gratidão, é assim com nossos filhos, irmãos, alguns amigos e no trabalho com subordinados. Ensinar as pessoas a não tirar a dignidade dos outros é ensiná-las a manter a própria dignidade.

Numa época em que se pede respeito a toda forma como as pessoas escolhem viver, nunca fomos tão veementes em ferir a honra dos que pensam diferentes de nós, podemos sim discordar, mas jamais humilhar, ofender e escarnecer de quem quer que seja, apenas um ser humano pode cuidar do outro e ensiná-lo a ser melhor crescendo em virtude. Se hoje faltam exemplos de virtudes a serem seguidos uma coisa é certa, ainda não assumimos nossos compromissos e transformar a sociedade ao nosso redor, não assumimos o nosso lugar de quem defende o respeito a valorização do ser humano.

Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Gostou do nosso blog? Compartilhe com seus amigos! :D